Em que consiste, qual a sua importância? Como está a ser promovida a educação socioemocional nas escolas portuguesas? Descubra as respostas.
Nunca fez tanto sentido falar de emoções, especialmente de como gerir as mesmas e é preciso aprender a fazer-lo. Assim, a educação socioemocional assume uma importância cada vez maior e comprovada.
A pandemia da COVID-19 e os consequentes confinamentos vieram colocar a saúde mental, definitivamente, na ordem do dia, nomeadamente em contexto escolar, como base fundamental de aprendizagem, desenvolvimento e sucesso académico.
O que é a educação socioemocional?
A educação socioemocional, Modelo SEL (Social and Emocional Learning) Aprendizagem Sócio Emocional (ASE), reporta-se, na generalidade, à tipologia de programas que promovem o desenvolvimento integrado e interrelacionado de competências competências sociais, emocionais e académicas dos mais jovens.
Pretende-se, para além disso, a coordenação e apoio dos esforços da escola, da família e da comunidade nesse sentido.
Essas competências são agrupadas numa estrutura de cinco grandes domínios designados como:
Autoconhecimento;
Autogestão;
Consciência social;
Relação interpessoal;
Tomada de decisão responsável.
Os programas de aprendizagem ou educação socioemocional em contexto escolar surgem, assim, como um dos quadros de referência para a promoção da saúde mental.
Para mais informações, consultar o artigo na totalidade em
Comments