top of page
  • Foto do escritorSPO - AESJE

Curso Profissional VS Curso "Geral"

A oferta de cursos secundários divide-se maioritariamente entre cursos profissionais e cursos científico-humanísticos (anteriormente designados de "gerais").

Como decidir entre eles? Em primeiro lugar, perceber que são cursos com objetivos diferentes e, consequentemente com funcionamento diferente.


Cursos Científico-Humanísticos (CCH): são 4 cursos "gerais" cujo principal objetivo será a preparação dos alunos para os exames de acesso ao ensino superior. Ou seja, quem decidir por este tipo de cursos pretende certamente, continuar os estudos após o 12º ano, indo para o ensino superior (vulgo "faculdade" ou "universidade"). A maior parte das escolas secundárias oferece os 4 cursos existentes: Artes Visuais, Ciências e Tecnologia, Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades.

Para mais informações consultar https://www.dge.mec.pt/cursos-cientifico-humanisticos-cch


Cursos Profissionais (CP): são várias dezenas de cursos profissionais que existem, mas a sua oferta varia de concelho para concelho, de escola para escola. Podemos encontrar estes cursos em escolas secundárias ou escolas profissionais. Cada escola costuma oferecer apenas uma turma de cada curso e a sua oferta formativa não varia muito de ano para ano. O principal objetivo dos cursos profissionais é preparar o aluno para que no final do 12º ano possa ingressar no mercado de trabalho. Isto é, no final do 12º ano, o aluno tem um diploma de conclusão do ensino secundário e ainda um certificado de nível IV na área técnica em que se formou, visto ter um estágio (Formação em Contexto de Trabalho) e uma PAP (Prova de Aptidão Profissional) para complementar a sua formação teórico-prática.


CP vs CCH (resumo)

CP: Mais práticos, dão certificado de formação nível IV, mais "trabalhosos" na escola, com horário mais preenchido; permite acesso ao ensino superior desde que o aluno se auto-proponha aos exames solicitados como provas de ingresso

CCH: Mais teóricos, apenas dão diploma de conclusão do secundário, mais "trabalhosos" em casa, com horário menos preenchido; apenas direcionados para a preparação dos exames solicitados como provas de ingresso


Dúvidas?

30 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page