O curso de Medicina da UCP é um Mestrado Integrado com a duração de seis anos letivos. Tem um currículo altamente inovador, resultante da colaboração com a Faculdade de Medicina da Universidade de Maastricht, instituição de grande prestígio internacional. Tem igualmente uma parceria para a vertente clínica com o Grupo Luz Saúde, um dos maiores grupos de saúde privado português. O curso está apoiado por pedagogias modernas, com forte base tecnológica, e procura garantir a humanização da profissão médica.
O curso de Medicina vai utilizar metodologias de ensino centradas no estudante, que fomentam autonomia de aprendizagem, com maior retenção e profundidade de conhecimento, com provas dadas a nível de competências clínicas. O curso está alinhado com o modelo de ensino e avaliação da Universidade de Maastricht, terá uma formação ao melhor nível internacional, com professores de topo e será ministrado em inglês, com a vertente clínica em português. O curso permitirá o acesso a mobilidade formativa internacional com outras escolas de Medicina de referência.
O Mestrado Integrado em Medicina é lecionado pela Faculdade de Medicina, unidade académica da Universidade Católica Portuguesa, e vai funcionar no Campus de Sintra da UCP, junto ao Tagus Parque, num moderno edifício dotado de condições de estudo e recursos tecnológicos excecionais. Este edifício está dotado de uma vasta área dedicada à investigação e terá uma moderna biblioteca. Para apoio de todos quantos aí estudam e trabalham haverá um bar, uma cantina e serviços de transporte.
A área científica predominante do ciclo de estudos é a Medicina com a Classificação CNAEF 721 – primeira área fundamental, de acordo com a Portaria n.º 256/2005, de 16 de março.
A conclusão do Mestrado Integrado em Medicina exige a obtenção de 360 ECTS e o programa tem a duração de 6 anos letivos (12 semestres), de acordo com o artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, com a redação do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto.
Nos primeiros 3 anos curriculares, a conclusão de 180 ECTS corresponde ao primeiro ciclo de estudos e confere aos estudantes o grau de Licenciado em Ciências Básicas de Medicina. O segundo ciclo de estudos visa a obtenção dos restantes 180 ECTS, nos 3 últimos anos curriculares, e confere o grau de Mestre em Medicina.
A formação superior em Medicina é regulamentada a nível europeu, tendo em vista o reconhecimento da respetiva qualificação profissional entre os Estados-Membros.
O Mestrado Integrado em Medicina conta com a parceria do Grupo Luz Saúde e a estreita colaboração da Universidade de Maastricht, da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Instituto Público, do Hospital Beatriz Ângelo e da União das Misericórdias Portuguesas.
O curso é ministrado na Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, no campus de Sintra, no Hospital da Luz Lisboa e outras unidades do Grupo Luz Saúde, nos Centros e Unidades de Saúde da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P., no Hospital Beatriz Ângelo e nas unidades de saúde da União das Misericórdias Portuguesas.
Passos da Candidatura O processo de candidatura será realizado através de um protocolo com quatro passos obrigatórios para todos os candidatos: 1ª passo: Realizar a candidatura e submeter os documentos necessários on-line, dentro do prazo definido no calendário. 2º passo: Preencher devidamente todos os campos obrigatórios da Carta de Motivação/Portefólio. 3º passo: Participar obrigatoriamente em minientrevistas, de duração idêntica e em inglês, na Faculdade de Medicina. 4º passo: Submeter todos os dados e documentos obrigatórios finais, dentro do prazo definido no calendário. Nota: Todo o processo de candidatura é realizado em língua inglesa (escrita e oral). Provas de Ingresso
16 Matemática
07 Física e Química
02 Biologia e Geologia
Para que a candidatura seja apreciada deverá ter uma nota mínima de 140 pontos (0 a 200) em cada uma das provas de ingresso.
Pode contactar-nos se precisar de ajuda Faculdade de Medicina E-mail: medicina.fm@ucp.pt
Para mais informações,
Commentaires