top of page
  • Foto do escritorSPO - AESJE

Qual é o meu estilo parental?

Por estilo parental entende-se o conjunto de práticas que são transmitidas e incutidas às crianças pelos seus progenitores. Neste sentido, a ciência psicológica, ao longo dos anos, tem vindo a identificar quatro estilos parentais.

Por estilo parental entende-se o conjunto de práticas que são transmitidas e incutidas às crianças pelos seus progenitores. Neste sentido, a ciência psicológica, ao longo dos anos, tem vindo a identificar quatro estilos parentais, designadamente:

  • Estilo Autoritário: pais exigentes, rígidos e inflexíveis que valorizam a obediência e a disciplina. O comportamento da criança é avaliado de acordo com regras que desvalorizam as necessidades do descendente, recorrendo ao uso da força e da punição sempre que estas são desrespeitadas. Estes pais desencorajam a independência e individualidade da criança e as relações tendem a ser distantes e frias.

  • Estilo Permissivo: pais responsivos às necessidades e desejos das crianças, mas pouco exigentes e, por vezes, demasiado tolerantes. Os pais permissivos evitam a punição, o controlo e a autoridade, ou seja, permitem que a criança regule o seu comportamento e tome decisões. Ainda que caloroso e acolhedor, este estilo não envolve o estabelecimento claro de regras e limites, o qual é seguido pela concordância às exigências da criança.

  • Estilo Autoritativo, também conhecido como estilo democrático: pais exigentes, mas responsivos às necessidades das crianças, os quais estabelecem regras claras, mas adequadas ao funcionamento e necessidades dos filhos. São firmes na aplicação das regras, mas demonstram-se dispostos a negociar as regras com as crianças, transmitindo a ideia de que, para além dos pais terem o seu ponto de vista, as crianças também possuem esse direito. Estes pais estimulam o diálogo e promovem a autonomia e individualidade nas crianças.

  • Estilo negligente: pais ausentes, desinteressados, emocionalmente distantes e pouco envolvidos nas funções parentais (por exemplo, providenciar afeto e carinho, estabelecer regras, partilhar atividades com as crianças; ajudar na tomada de decisão). Não raras vezes, focam-se apenas na satisfação das necessidades básicas, como a alimentação e higiene, existindo uma desresponsabilização crescente pelo bem-estar psicológico dos descendentes. Em poucas palavras, a criança tem um papel secundário na vida dos pais.

O estilo parental autoritativo é apontado pela literatura como o ponto intermédio entre o estilo autoritário e permissivo e, por isso, considerado o estilo que se associa a um desenvolvimento saudável e pleno. Tomem-se como exemplos uma elevada autoestima e autoeficácia, comportamento independente e responsável, adequado autocontrolo, elevado desempenho académico.



7 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page