Várias ferramentas nos ajudam a escolher. Hoje em dia na internet encontramos todo o tipo de ajudas na escolha, desde o nosso novo computador, ao novo telemóvel ou ao melhor serviço de internet.
Contudo, saber escolher o curso e/ou a área profissional a seguir envolve vários fatores:
- auto-conhecimento
o que sou bom a fazer
o que me dá prazer a fazer
o que valorizo fazer
- o que envolve o curso/a área profissional que quero seguir
o que requer que se faça bem (e que se saiba)
como é o meu dia-a-dia
Assim, para uma escolha fundamentada, qualquer um de nós terá de se debruçar sobre estes fatores, procurar aumentar o seu auto-conhecimento e o conhecimento sobre as profissões e os cursos.
Para ajudar a este auto-conhecimento, podemos contar com o que observamos de nós próprios, mas também com o que comentam os nossos familiares mais próximos, amigos, professores e pessoas que se cruzam pelo nosso caminho.
No que se refere a um auto-conhecimento mais sistematizado, podemos procurar ajuda de um psicólogo, seja no SPO da escola, seja noutro contexto, para que nos possa guiar neste processo de auto-conhecimento.
O mundo das profissões e dos cursos (leia-se formação profissional e cursos superiores) é muito extenso e obter ajuda profissional para os conhecer será uma mais valia - saber o que procurar e onde irá ajudar-nos a filtrar o que é importante daquilo que é acessório. Poderás encontrar também esta ajuda com o psicólogo do SPO da escola.
Se és aluno do agrupamento de escolas de São João do Estoril, procura-nos em spo.aesje@gmail.com
Comentários