top of page
  • Foto do escritorSPO - AESJE

Vai ser possível anular inscrições em exames nacionais?

Com as alterações extraordinárias referentes aos exames nacionais, cuja principal preocupação é evitar a aglomeração desnecessária de jovens nos dias de exames, determinou-se que os exames nacionais que não servirão como prova de ingresso deixam de ser obrigatórios. Com efeito, todos os alunos no 12º ano teriam de realizar o exame nacional de Português, que iria pesar 30% da nota final da disciplina para a média do secundário e neste momento, apenas terão de realizar o exame de Português os alunos que pretendam usar este exame como prova de ingresso.


Contudo, existem ainda algumas arestas para limar, principalmente no que se refere às excepções e melhorias. De acordo com as informações que emanaram do Ministério da Educação, não será permitida a melhoria na classificação interna nas várias disciplinas, pelo que os exames nos quais os alunos estão inscritos como melhoria (apenas) deixarão de ser realizados este ano. A pergunta que se coloca é: "e se o exame que eu quero melhorar é prova de ingresso para o(s) curso(s) que pretendo ingressar?". Em princípio, e por ser prova de ingresso, terás o direito de o realizar. Mas restam alguns esclarecimentos por parte da tutela.


Vê com mais cuidado a entrevista dada pelo Secretário de Estado, Dr. João Costa, e ainda algumas indicações que te deixam no site do Inspiring Future.

17 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page